Gastronomia
Quem visita o Norte de Portugal não pode deixar de provar as iguarias que a região tem para oferecer. Embora haja dezenas de pratos que pode provar, destacamos aqueles que não pode mesmo deixar de experimentar durante um fim de semana no Motel Dunas. Bom apetite!
Tripas à Moda do Porto
As tripas à moda do Porto são um dos pratos mais típicos da cidade. Reza a história que, durante os Descobrimentos Portugueses, a população doou toda a sua carne para provisões e ficou apenas com as tripas. O prato confecciona-se com vários tipos de carne, tripas e feijão.
Francesinha
Aqui está um prato que não pode provar em mais lugar nenhum do mundo e que conquista todos os que visitam a cidade. A receita original data de 1953 e foi feita no restaurante Regaleira, mas hoje em dia cada restaurante tem a sua receita: o segredo está no molho!
Bacalhau
Há 1001 formas de cozinhar bacalhau, ou pelo menos é o que reiteram os cozinheiros Portugueses. O Bacalhau à Zé do Pipo teve origem no Porto, assim como o Bacalhau à Gomes de Sá. De Braga chega o Bacalhau à Narcisa ou Bacalhau à Braga, igualmente popular.
Peixe na Brasa
A ligação dos Portugueses com o mar é tão antiga quanto a própria história do país. Nas Docas de Matosinhos, no Porto, e mesmo em Aveiro é comum servir-se peixe fresco, recém chegado da lota, grelhado na brasa e temperado com sal da Ria.
Amêijoas, Mexilhão e Bivalves
Além do peixe, os Portugueses também se esmeram na arte de preparar os diversos bivalves que apanham na Ria de Aveiro e ao longo da costa. Destacam-se as Amêijoas à Bulhão Pato, o mexilhão e vários outros bivalves que encontra nos mercados de peixe.
Leitão à Bairrada
Se rumarmos para Sul do Motel Dunas, chegamos à Mealhada. É aqui que se prepara o Leitão à Bairrada: temperado com uma pasta de sal e pimenta preta, assado durante horas até que a carne fique tenra e suculenta e a pele completamente dourada. O molho tem um ingrediente secreto que se desconhece no resto do país.
Doçaria Conventual
Quem vai a Aveiro e não experimenta ovos moles não pode dizer que já conheceu Aveiro! Os ovos moles são um doce conventual, aprimorado durante vários séculos por freiras em conventos da região. Os ovos são moldados em formas marinhas, como conchas, búzios, peixes e amêijoas, com uma camada exterior feita a partir de hóstia. No interior, prepare-se para ser surpreendido com um saboroso doce de ovos.
Em Ovar destacamos o famoso Pão de Ló de Ovar. Ao contrário do Pão de Ló de massa esponjosa a que estamos habituados, o Pão de Ló de Ovar tem uma massa leve, fofa e até cremosa, coberta por uma crosta húmida.
Os doces conventuais com base nos ovos e no açúcar abundam por toda a região, por isso aproveite para provar também as Castanhas de Ovos Moles, os Moliceiros de Ovos Moles, as Telhas de Amêndoa, as Trouxas de Ovos, os Miminhos, a Trouxa de Ovos e tantos outros que verá pelas confeitarias da região.
Tripa de Aveiro e Bolacha Americana
Apesar do nome, a Tripa de Aveiro é um doce tradicional da Costa Nova e na Praia da Barra (Ílhavo). É à beira-mar que se encontram os sítios mais típicos para provar a Tripa de Aveiro, sempre feita na hora e recheada de nutella ou ovos moles. Além da tripa, pode também provar a “bolacha americana”.
Vinhos
Portugal tem várias regiões conhecidas pelo seu vinho. O vinho do Porto é sem dúvida o mais famoso: foi difundido pelos exploradores ingleses em todo o mundo. Embora seja mais conhecido como digestivo, o Alto Douro vinhateiro também produz bons vinhos de mesa, assim como a região do Dão (na Beira Alta) e o Alentejo, no Sul do país. Aproveite a sua visita para acompanhar a gastronomia nacional com os vinhos dos produtores nortenhos.